26 de novembro de 2012

Método de Estudo da Loh

Olá, pessoas!

Eu sei que esses dias de fim de ano são decisivos e muita gente já entra de férias no próximo mês de seus colégios e faculdades e cursos... E hoje, estava aqui eu estudando para uma prova de Biologia Geral que terei à noite (não contei? Agora estou fazendo um curso técnico de Meio Ambiente *_*) e reparei que muita gente morre de medo de fazer prova e se atrapalha inteiro quando tem que estudar.




Eu sou muito tranquila com essas coisas, acho que nunca dei chilique antes de prova ou trabalho. Dessa forma, eu decidi compartilhar com vocês algumas dicas de como fazer o estudo render mais, em menos tempo.
Eu tirei uma foto da minha mesa de estudos para mostrar como fica minha parede em época de prova haha. Eu só consigo estudar anotando e fazendo esquemas, muito mais agora depois da Biblioteconomia, em que aperfeiçoei meus resumos e esquemas nas aulas de Metodologia do Trabalho Científico e Análise da Temática da Informação :) É importante:

- Fazer um esquema do assunto estudado - "esquema" entende-se por um esqueleto do texto ou textos que você tem que ler. Sabe, esquematizar o texto é pegar as principais idéias e ligá-las por chaves, setas, símbolos em geral que facilitem sua compreensão com menos volume de texto. Melhor do que tentar decorar parágrafos inteiros. Para facilitar a localização dessas idéias procure ler os títulos e subtítulos, depois adentre o texto abaixo relacionando o que é dito com o título. O que estiver relacionado diretamente a ele é a idéia central. Procure conceitos, itens, subitens. Eles que amarram a lógica do texto.


- Palavras-chave - Depois de ter um esquema inteiro montado, você vai re-resumir (hehe) as informações. Por que? Quanto menos palavras você precisar para descrever um assunto, mais rápido vai absorver, ou  recuperar na sua mente. Então, do esqueminha, tire somente as palavras que sejam como um anzol, que ao ler já puxe o resto. Procure sempre associar idéias, é para isso que as palavras servem. Se você aprender a usá-las a seu favor, fazem verdadeiros milagres. 

- Usar cores - eu li uma pesquisa uma vez na revista Superinteressante que cores ajudam a memorizar informações. Por isso usamos marca-textos de cores berrantes e grifamos os textos com canetinhas coloridas. O mesmo vale para a hora do estudo. Nesse caso, peguei papéis coloridos, cortei em retângulos e quadrados (formas diferentes também ajudam a fixar na mente) e saí escrevendo as informações espalhadas e em posições diversas, para ficar mais lúdico e com menos cara de "tenho que saber tudo isso". E então, coloquei as palavras-chave, sem deixar as setas e traços, ligando os tópicos. 

- Crie sua linguagem - eu uso muitas abreviaturas, mais um recurso para fixar algo na cabeça. Crie apelidos para os nomes, brinque com o assunto.Apelidei as mitocôndrias de "mito", lisossomos de "liso" e ribossomos de "ribo". E "Parasita Intracelular Obrigatório" de "PIO". Por exemplo, o meu assunto aí, Biologia, cheio de nomes científicos e complicados: um truque é aprender a formação das palavras. Muitas delas vem do latim e tem radicais gregos e latinos. Entender o que significam ajuda muito nessa disciplina. Fotossíntese, trocando em miúdos é FOTO (grego) = LUZ e SÍNTESE = produção, fabricação. Pode-se entender como "sintese a partir da luz". Quem faz isso? As plantas, para obter glicose.


- Exponha em lugares estratégicos - cole os quadradinhos e retangulos na geladeira, no teto, na televisão, no computador... Ponha em lugares que você sempre vai ver. No meu caso, coloquei logo atrás do computador, acima da mesa, porque uso muito o computador e como os papeis são coloridos, chamam minha atenção ara olhar de vez em quando para eles.


Vocês sacaram qual é a da parada?

Pois é. Parece um sistema complexo demais que dá mais trabalho que ler exaustivamente o texto e tentar absorver o que está dito lá, mas SURPRESA: seu cérebro realiza cada etapa dessa em segundos. E se fizer disso um hábito, ele realiza automaticamente, como aconteceu comigo. Se eu consigo, qualquer um consegue.

Então, boa sorte nas provas de fim de semestre! Mês que vem acaba o mundo, então tirem 10! :)


Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí :)

Nuvem de Tags

livros (79) resenha (68) dicas (61) reflexão (55) diversão (43) séries (36) escrevendo (35) videos (32) cinema (29) já li (28) playlist (24) Anita Blake (22) amor (18) desabafo (17) meme (16) harry potter (15) artistas (14) desafio (14) poesia (12) Friends (11) TV (10) relacionamento (10) vampiros (9) games (8) vida de universitária (8) La Lune (7) Biblioteconomia (4) ciência (3) conto (3) Zelda (2) crônica (2) sites (2) DIY (1)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...