12 de janeiro de 2013

Desafio da Estante [Especial Anita Blake] - Narcissus In Chains

Nesses três anos que conheço Anita Blake, posso dizer que já vivi emoções fortes lendo os livros... Passamos por quase tudo juntas e pensei que já tinha visto o suficiente. Mas ela ainda consegue me surpreender. Ou melhor, Laurell K. Hamilton, essa gênia, consegue levar a história a um nível diferente a cada novo volume. E é de tirar o fôlego.

A resenha que trago agora é o máximo que dá pra falar sem estragar muito a diversão. Definitivamente, é o livro em que mais ação se desenvolve e mais informações novas são adicionadas. Concentração foi a peça-chave para continuar lendo. Este volume faz referências ao 4º livro (Café dos Loucos) e traz quase o mesmo problema que tivemos lá, então é bom ter dado uma lida nele antes.
Anita está chocada :O 
Em “Narcissus In Chains” finalmente Anita tira suas merecidas FÉRIAS. Nunca pensei que isso fosse acontecer um dia. Contudo, se você pensa que ela pegou os óculos escuros e a bolsa de praia pra curtir seus dias sem trabalho engana-se. É claro que não a deixariam em paz. Ela passou muito tempo fora no último livro e isso acumulou trabalho. Muito trabalho.

A trama está em torno do clube noturno “Narcissus In Chains” (Narciso Acorrentado, aquele da lenda grega) e o proprietário de lá, o tal Narcissus, é um maluco que gosta de torturar pessoas e acontece de mexer justo os queridinhos de Anita: entre eles, Nathaniel, seu protegido. Ele acaba comprando uma briga feia com ela e por conta desse ocorrido, um acidente acontece e Anita é ferida gravemente por um dos leopardos. O que acontece, caros amigos? Ela contrai licantropia (generalizando aqui, a capacidade de se transformar em um animal) e se não fosse pelo triunvirato de poder que ela mantém com Richard e Jean-Claude, teria morrido.
E aí começa uma grande enrascada que, confesso, me deixou tonta durante as 500 páginas desse livro. Grande parte, justamente por que Anita agora tem dentro de si uma fera que pode vir à tona a qualquer momento. Isso a torna oficialmente líder dos leopardos (Nimir-ra). Paralelamente, o triunvirato se fortalece e, por isso, Blake adquire o “ardeur” de Jean-Claude: a necessidade de alimentar-se da energia sexual das pessoas. Sim, situações constrangedoras estão por vir, já que Anita não consegue controlar bem essa maldição que é herdada pela linhagem de Belle Morte – a vampira que criou Jean-Claude há séculos atrás. E, sim, amigos, isso faz dela uma súcubo.

Um novo personagem surge para colocar em xeque o triângulo amoroso entre Rick, Jean e Anita: Micah, o misterioso leopardo que encontra em Anita sua alma gêmea – ou seria sua “fera gêmea”? Os dois estão ligados pelo animal interior (leopardo) e ele veio para ficar, disposto a qualquer negócio para ficar perto do seu par. Micah parece quietinho e bonzinho, mas desperta o ciúme de Richard e Jean-Claude e isso garante muitas brigas, discussões e encheção de saco do Richard, claro. O lobisomem está mais confuso que nunca, por que agora que Anita é um dos leopardos isso a torna automaticamente sua inimiga. Mas eles sempre foram, então, qual a novidade?
Olha a galera de Narcissus in Chains aí geeeeente...
Narcissus In Chains mostra transição definitiva de Anita para o mundo dos monstros, os quais ela sempre repudiou e negou durante tanto tempo. Anita agora está testando todas as suas crenças, convicções e regras, uma vez que está envolvida numa situação delicada que abrange sua vida amorosa e profissional. O fato de que ela está “brincando com os monstros” agora acarreta ainda mais problemas que ela não pode resolver sozinha. Ela precisa de Jean-Claude, de Richard (embora não admita para si mesma), de Micah, de seus leopardos.

Com tanto para fazer, como Anita Blake poderia ter férias? Impossível.
Leopardos, Lobos, Vampiros... Uma família muito unida e também muito ouriçada... 
Temos destaques para Nathaniel, que agora está aprendendo a se defender e sair do posto de vítima; o número de “pessoas” (vampiros, leopardos, cisnes, lobos e tudo mais) que Anita terá que salvar agora é bem maior; o estabelecimento do terceiro triângulo com Anita como um dos vértices: com Micah e Jean-Claude. Jean-Claude sempre tá no meio.

Um título que resumiria este livro seria: “A reinvenção de Anita Blake”. Prepare-se para vê-la questionar tudo que já foi dito por que a partir de agora, outra Anita surge. E teremos mais 11 livros pela frente para conhecê-la. As resenhas, claro, você vê por aqui.

Até o próximo (“Cerulean Sins”)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí :)

Nuvem de Tags

livros (79) resenha (68) dicas (61) reflexão (55) diversão (43) séries (36) escrevendo (35) videos (32) cinema (29) já li (28) playlist (24) Anita Blake (22) amor (18) desabafo (17) meme (16) harry potter (15) artistas (14) desafio (14) poesia (12) Friends (11) TV (10) relacionamento (10) vampiros (9) games (8) vida de universitária (8) La Lune (7) Biblioteconomia (4) ciência (3) conto (3) Zelda (2) crônica (2) sites (2) DIY (1)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...