19 de janeiro de 2013

Em Cartaz - "Detona Ralph"

Eu sou uma admiradora da Disney de longa data, como muitos de nós que lêem o blog. E essa semana fui ao cinema ver o mais novo lançamento da casa do Mickey: "Detona Ralph", uma animação em 3D que é, no mínimo, uma mistura de nostalgia e fofura que me deixou feliz.


Ralph é o personagem grandão e fortão de um jogo de fliperama chamado "Conserta Félix Jr.", onde basicamente o tal Félix é encarregado de consertar tudo que Ralph "detona" - um prédio com moradores simpáticos que agradecem alegres cada conserto de Félix e desprezam o destruidor Ralph jogando-o na lama ao fim de cada partida. 

Quando as luzes da casa de jogos se apaga, a vida nos fliperamas prossegue: todos os personagens ganham vida além da tela, tem suas casas e cidades muito bem organizadas e cada um vive tranquilamente no seu jogo. 

Mas Ralph (voz de Rafael Cortez), por ser um vilão, não é lá um dos preferidos pelas redondezas e mora num lixão, onde vive solitário. Sua maior ambição é um dia ser como Félix, adorado e querido por todos, ganhar homenagens daqueles que ajuda e, acima de tudo, ter uma medalha como todo herói no final dos jogos. Um reconhecimento. E sua grande epifania surge quando invade a festa de Félix e literalmente detona a diversão alheia. Ele não quer ser assim, não quer ser mau. Só quer que gostem dele e percebam que ele também é importante.
As vozes brasileiras de Vanellope e Ralph - Mari Moon e Rafael Cortez
Ralph decide invadir outro jogo - o que é muito perigoso - para conseguir seu feito e sair como herói de uma grande aventura. Ele invade o "Missão de Herói", um jogo bem mais tecnológico, onde é travada uma guerra entre humanos e insetos gigantes (insetrônicos), cujo maior feito é premiado com uma medalha. É ali que Ralph vê sua maior chance de ganhar o que deseja. E consegue, mas algo sai errado quando ele perde o controle da situação (trocadilho infame), tentando escapar de um dos insetos gigantes que devoram tudo que encontram, então acaba indo parar em um segundo jogo, o "Corrida Doce", numa cidade toda feita de doces. 

Sua medalha acaba indo parar nas mãos de Vanellope (voz de Mari Moon), uma garotinha esperta e espevitada que vive no jogo de corrida, mas nunca pôde correr por ser considerada um "bug" e sonha em ser uma corredora. Mas ela faz um acordo com Ralph: só devolve sua medalha se ele ajudá-la a vencer a corrida. A partir daí nasce uma grande amizade entre os dois, onde Ralph começa a entender que ser um dos vilões é crucial para que exista um herói e começa a descobrir que pode fazer muito mais do que só destruir coisas.
Eu adorei a história e confesso que me surpreendeu bastante. "Detona Ralph" trouxe uma sensação de nostalgia ao vermos tantos personagens antigos e novos andando por aí como se fossem reais e para muitos de nós, eles foram e são reais. Os jogos fizeram parte de muitas vidas e até hoje conquistam fãs. Relembrar a época dos fliperamas e dos personagens ultrapixelados (hehehe) nos fez lembrar o quanto nos divertíamos em épocas mais simples, trouxe um gostinho de infância tão bom que dá vontade de rever várias vezes.

Ralph e Vanellope nos fazem entrar no fliperama e pensar que todos nós temos um papel durante a vida. Seja ele qual for, ele se torna necessário para equilibrar as outras vidas ao nosso redor. Já pensou nisso? É um desenho, mas se você parar para pensar, é sobre se sentir importante. E sobre aprender a amar a si próprio. 
Assistam assim que puderem e quem já viu, reveja. É bom lembrar da infância, de como uma ficha do "fliper" nos deixava felizes.




Ficha Técnica
"Detona Ralph"
Disney, 2012, EUA
Elenco (americano): John C. Reilly, 
Sarah Silverman, entre outros
Gênero: Animação
Duração: 107 minutos

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí :)

Nuvem de Tags

livros (79) resenha (68) dicas (61) reflexão (55) diversão (43) séries (36) escrevendo (35) videos (32) cinema (29) já li (28) playlist (24) Anita Blake (22) amor (18) desabafo (17) meme (16) harry potter (15) artistas (14) desafio (14) poesia (12) Friends (11) TV (10) relacionamento (10) vampiros (9) games (8) vida de universitária (8) La Lune (7) Biblioteconomia (4) ciência (3) conto (3) Zelda (2) crônica (2) sites (2) DIY (1)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...