17 de fevereiro de 2013

Já Li - "Treze À Mesa", de Agatha Christie

Nos últimos dias, me ocupei de três das minhas aquisições de livros recentes: três romances de Agatha Christie, a Rainha do Crime - escritora britânica que já publicou oitenta romances e é referência em histórias de suspense e policial. Eu nunca havia lido um livro dela, mas sempre ouvira falar muito bem da Sra. Christie. Decidi então comprar esses livros para começar e conhecer a obra para descobrir o que, afinal, ela tem de tão extraordinário.

Um deles foi "Treze À Mesa", um dos livros em que o detetive Hercule Poirot, o "Sherlock Holmes" de Agatha Christie, resolve mais um crime mirabolante. A trama traz um crime peculiar: o famoso Lord Edgware aparece morto na biblioteca de sua casa. Os suspeitos são vários, afinal, o Lord não era um dos homens mais amados do mundo, muito menos por sua esposa Jane Wilkinson, uma atriz belíssima e astuta. Mas Jane acaba por se tornar a suspeita nº 1, já que num jantar onde Hercule Poirot e seu assistente Hastings estavam presentes, ela disse para quem quisesse ouvir que planejava matar o marido. Muito óbvia ou simplesmente muito esperta?

A partir daí, Poirot, o detetive belga bigodudo e rechonchudo com a melhor reputação em matéria de investigação, começa a esmiuçar o ocorrido recorrendo a todos os recursos e detalhes possíveis (ou não) para descobrir quem pode ter cometido um crime tão silencioso e com tanta perícia.

Minhas primeiras impressões a respeito da Agatha Christie são de que é realmente impossível desgrudar os olhos das páginas a medida que Poirot vai refazendo os passos do assassino. Hercule Poirot é excêntrico e na maior parte do tempo muito bem-humorado - ri bastante de algumas peculiaridades dele (como o cuidado extremo com seus bigodes). Ele repara nos mínimos detalhes de cada cena que visita e geralmente você não consegue prever o final. Você acompanha a investigação prendendo o fôlego e se irrita quando o detetive já sabe a resolução e não diz nada. Christie te faz pensar até com o último neurônio.
Agatha Christie 
Em algumas vezes pensei em anotar os suspeitos e me envolver na investigação, mas resolvi deixar o trabalho pesado com Poirot, que o faria bem mais brilhantemente que eu.

Se eu falar mais desse livro, vou estragar boa parte do desenrolar da trama e nesse caso não acho legal dar spoilers em livros de suspense ou policial. Eu só posso dizer que Agatha Christie merece a fama que tem, quando no século passado se pôs a escrever com tanto talento em um gênero dificil de manter interessante até o final. Com certeza seu titulo de Rainha foi justificado.

Ainda li mais dois livros dela "Os Elefantes Não Esquecem" e já estou concluindo "Assassinato no Beco", que são 4 contos diferentes. As resenhas você vê por aqui!


Ficha Técnica
"Box Agatha Christie" Vol. 2 - 
Editora Nova Fronteira
-"Treze à Mesa": 254 páginas, 
2002, 16ª edição.

Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí :)

Nuvem de Tags

livros (79) resenha (68) dicas (61) reflexão (55) diversão (43) séries (36) escrevendo (35) videos (32) cinema (29) já li (28) playlist (24) Anita Blake (22) amor (18) desabafo (17) meme (16) harry potter (15) artistas (14) desafio (14) poesia (12) Friends (11) TV (10) relacionamento (10) vampiros (9) games (8) vida de universitária (8) La Lune (7) Biblioteconomia (4) ciência (3) conto (3) Zelda (2) crônica (2) sites (2) DIY (1)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...