18 de julho de 2013

Vale a Pena Ver - "Clube dos Cinco"

Vi uma indicação supimpa no blog Domicilio Literário de um filme que havia muito tempo que queria ver, mas nunca conseguia: "Clube dos Cinco" (The Breakfast Club). O filme é bem antigo, da década de 80 - como grande parte das coisas que eu amo - e é um clássico da época.
Então, quando finalmente assisti, pensei: vou indicar pro pessoal esperto que lê meu blog! E aqui vamos nós:
A trama do filme é, de certa forma, bem simples: um grupo de adolescentes do ensino médio americano (cinco, como você pode ter notado), com quase nada em comum, que é sentenciado com uma detenção por terem se comportado mal na escola: passar um sábado inteiro trancados na biblioteca, sob supervisão do diretor, Richard Vernon, sem poder fazer muita coisa a não ser pensar numa redação que devem escrever sobre quem pensam que são. 

O grupo é formado por John, o típico valentão da escola, metaleiro e tirador de sarro; Brian, muito inteligente com suas notas sempre 10; Andrew, o atleta número 1 da escola; Claire, a patricinha cor-de-rosa e popular; e Allison, que primeiramente é muito estranha e quieta.
Aparentemente é uma sátira dos grupinhos em que as escolas sempre se dividem em diferentes tribos dentro da escola e como isso afeta os relacionamentos entre os alunos. Mas acaba se tornando uma brilhante reflexão sobre nós mesmos, os jovens.
À medida que John vai se revelando um jovem problemático, com uma família desajustada e violenta, o primeiro a revelar mais sobre si mesmo dos cinco ali no castigo, os outros vão sendo encorajados a se abrirem e confessarem seus próprios problemas, os desafios que cada um enfrenta no dia-a-dia e ninguém sabe. Os conflitos com os pais de Claire, a pressão para ser sempre o melhor atleta de Andrew, a cobrança para ser sempre o CDF certinho de Brian e até mesmo a indiferença com que Allison é tratada todos os dias por ser uma adolescente incomum. 

"Clube dos Cinco" é, na verdade, sobre saber, de fato, quem você é e por que faz o que faz e vive como vive. Não só no ensino médio, mas muitas vezes perguntamo-nos como os outros nos vêem e o que realmente queríamos que soubessem: as dores interiores que ninguém mais vê. E em meio a uma boa dose de sarcasmo e humor, o filme nos leva a quase duas horas e meia não apenas de entretenimento, mas de lições que sempre podemos relembrar e levar conosco.

Outros destaques do filme é a ótima trilha sonora, pra quem curte David Bowie, por exemplo, é um deleite. E preste atenção (bastante atenção) na redação produzida por Brian no final, que expressa tudo que o grupo pensou naquele sábado comum trancados na biblioteca. O texto, inclusive, já foi até mencionado em outros filmes. É de pregar na geladeira e ver todo dia de manhã :)
Bem, está dada a dica. Por ser um filme antigo, é bem difícil encontrá-lo em DVD, então a Internet oferece bastante opções de download, é possível baixar e ver quantas vezes quiser.


"Clube dos Cinco" (1985)
Gênero: Drama/Comédia
Duração: 148 minutos
Elenco: Emilio Estevez,
Anthony Michael Hall,
Judd Nelson,
Molly Ringwald e 
Ally Sheedy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí :)

Nuvem de Tags

livros (79) resenha (68) dicas (61) reflexão (55) diversão (43) séries (36) escrevendo (35) videos (32) cinema (29) já li (28) playlist (24) Anita Blake (22) amor (18) desabafo (17) meme (16) harry potter (15) artistas (14) desafio (14) poesia (12) Friends (11) TV (10) relacionamento (10) vampiros (9) games (8) vida de universitária (8) La Lune (7) Biblioteconomia (4) ciência (3) conto (3) Zelda (2) crônica (2) sites (2) DIY (1)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...