23 de janeiro de 2014

Meio Ambiente: 5 Dicas Para o Dia-a-Dia

Há um ano atrás, eu decidi começar a estudar Meio Ambiente por acreditar que eu devia saber mais sobre o mundo ao meu redor e saber o que fazer para minimizar tantos danos que já causamos ao planeta. E é dessa tarefa que quero falar hoje. 

Para você, o que é meio ambiente? A primeira coisa que vem à mente são florestas verdinhas, animais silvestres, flores, sol e céu azul, não é mesmo? Mas nós fazemos parte dele. Nós humanos e todas as consequências de nossas atividades neste mundo.

O que todo mundo sabe: que a Terra está doente; que o Homem é o principal responsável; que podemos fazer alguma coisa. Isso já é batido. Mas o que deveriamos realmente saber? Essa é uma das coisas que estou aprendendo a descobrir. Consciência ambiental. Se só você tiver atitude, claro, não adianta muito. Mas você dá um exemplo, uma lição. Você passa isso adiante. E quem sabe daqui a um tempo, você influenciou sua família, seus vizinhos, seu bairro e cada um deles influenciou suas famílias, seus vizinhos e seus bairros? É por aí.

É difícil fazer com que essa consciência se espalhe. Primeiro que não é possível conscientizar, apenas sensibilizar alguém a fazer algo. Segundo que já nos acostumamos a apenas retirar e não devolver as coisas para a natureza. Terceiro que ainda não sofremos de verdade o impacto real das catastrofes naturais em nossa pele. Os problemas ambientais acontecem numa reação em cadeia, uma coisa influenciando a outra. Uma enchente pode ter sido agravada por um último saco plástico que tapou o bueiro. E geralmente preferimos não ver - porque temos água todos os dias na torneira, temos comida todos os dias na nossa despensa. E jogamos boa parte disso fora.

Assim, trocando em miúdos, o que realmente se pode fazer para exercermos nossa consciência ambiental? Eu compilei algumas atitudes simples, que não vão salvar o planeta de uma hora para a outra, claro, mas que com certeza plantarão uma semente. E todo mundo sabe o que acontece quando colocamos um feijãozinho no algodão molhado, não é mesmo?

1 - Evite sacolas plásticas

Nós sabemos: o plástico demora centenas de anos para se deteriorar quando descartado ao ar livre. Seus componentes são tóxicos e o material pode causar diversos contratempos. Já pensou se um animal come um saco plástico e morre asfixiado? Acontece com mais frequência do que você imagina.
O que podemos fazer:  uma atitude básica é se você vai ao mercado comprar pouca coisa, leve sua bolsa. É para isso que servem aquelas tais "EcoBags", para que você diminua o consumo de sacolas. Elas são bonitinhas e com certeza você já comprou umas coloridas para levar para a escola ou faculdade ou trabalho. Então por que não levar sempre com você para aquelas comprinhas básicas da semana?
2 - Use menos descartáveis


Nós sabemos: feitos de plástico, já mencionado, os descartáveis foram quase que uma praga quando surgiram lá nos anos 40, com as fraldas descartáveis. A partir daí, foram copos, pratos, talheres, enfim, tudo de plástico! Tão prático, só usar e jogar fora. Mas pra onde vai tudo isso? Com certeza não é pra reciclagem. 
O que podemos fazer: um exemplo clássico é a sua escola/trabalho/faculdade: já reparou quantos copos são usados todos os dias só pra beber água? Se for pra usar plástico, compre seu copo e leve com você. Isso diminuirá drasticamente essa quantidade. Se você bebe água e café nesses locais, leve sempre uma garrafa/caneca/copo extra para isso também. Isso vai ser útil até se você for em outros lugares com bebedouros públicos, onde geralmente não tem copo. Quantas vezes você deixou de beber água por que não tinha um copinho na fila do banco?
3 - Reutilize seu papel

O que sabemos: apesar de ele ser um dos materiais mais facilmente degradáveis, para fazer 15 resmas de papel (o equivalente a 7500 folhas), é necessário uma árvore (de eucalipto, no caso do Brasil). Parece muito, mas é pouco numa empresa média, por exemplo. 
O que podemos fazer: se você imprime muitos documentos apenas para leitura ou tira muitas cópias (no caso da faculdade), procure sempre reunir aquelas impressões que você jogaria no lixo e reutilize-as. Faça bloquinhos de anotação. Deixe ao lado do telefone, leve com você. Conheço pessoas que escrevem uma coisinha no canto da folha em branco e quando não precisam mais, jogam fora a folha inteira. Hoje temos os formatos digitais. Antes de imprimir, pense se você precisa mesmo ler no papel. 
4 - Economize energia

O que sabemos: hoje em dia, quase tudo que utilizamos consome energia, principalmente computadores e ar-condicionado. Você sabia que esse consumo tem aumentado drasticamente os níveis de poluição do ar?
O que podemos fazer: use produtos eletrônicos que consumam menos energia. Se você tem um computador desktop (monitor+CPU+estabilizador) em casa, mas também tem um tablet e um smartphone, sempre que puder, opte pelo smartphone ou pelo tablet. Deixe sempre seu celular descarregar totalmente (parece desesperador, não?) antes de carregar e utilize sempre o carregador original que veio com ele. Assim, a carga durará mais e você carregará menos vezes durante o dia. E utilize o ar-condicionado em casa somente na hora de dormir, abra as janelas, ou tenha um ventilador para as manhãs e tardes quentes.

5 - Vá andando, de bicicleta ou dê carona

O que sabemos: a poluição gerada pelos escapamentos de automóveis em geral causa graves problemas no ar, consequentemente, na saúde das pessoas. Hoje em dia, mais de 50% da população brasileira tem um carro. Some-se a isso os transportes coletivos e o ar pode ficar irrespirável. 
O que podemos fazer: vou ilustrar isso com casos que já observei: uma casa tem dois carros, pertencentes ao marido e a esposa. Cada um só sai no seu carro, sendo que um trabalha a poucos metros de distância do outro. Outro caso: duas vizinhas que fazem faculdade juntas saem de casa no mesmo horário cada uma no seu carro. E outro: o cara faz academia a dois quarteirões de casa. E vai de carro. Já deu pra perceber como resolver essas pequenas situações, não é?
Agora o meu caso: dificilmente existe um lugar para o qual eu não vá andando. Sempre que eu sei que posso caminhar aquela distância, eu vou. Às vezes economizo no ônibus de todo dia. Claro que você não vai andando no sol de meio-dia, com um mochilão nas costas. Mas observe sempre as situações em que você pode usar alternativas. E faça isso.

Essas foram algumas dicas, existem muitas outras, mas deixa para outro post. Me conta aí as suas atitudes sustentáveis nos comentários! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí :)

Nuvem de Tags

livros (79) resenha (68) dicas (61) reflexão (55) diversão (43) séries (36) escrevendo (35) videos (32) cinema (29) já li (28) playlist (24) Anita Blake (22) amor (18) desabafo (17) meme (16) harry potter (15) artistas (14) desafio (14) poesia (12) Friends (11) TV (10) relacionamento (10) vampiros (9) games (8) vida de universitária (8) La Lune (7) Biblioteconomia (4) ciência (3) conto (3) Zelda (2) crônica (2) sites (2) DIY (1)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...